Resource 2 PT

Report 5 Downloads 94 Views
2

COMO PREPARAR O PROJECTO ENTRE GERAÇÕES

l

hl o cs

gene

@s

s@ n

ns o i t a r io gene r a t

o cho

Para levar a cabo um projecto entre gerações com alunos entre 6 e 12 anos no âmbito do Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações, a assinalar em 29 de Abril de 2012, sugerimos os passos seguidamente descritos.

Reflectir com os alunos sobre os conceitos de «crescer» e «envelhecer» Por vezes, os adultos revelam certos «medos» e preconceitos sobre a velhice, enquanto as crianças não demonstram qualquer desconforto em relação à velhice ou à deficiência. Os medos mais comuns são sentidos por adultos que enfrentam o seu próprio medo da velhice e da experiência de vida.

Aspectos a ter em conta Algumas crianças estabelecem a associação com a sua família, embora muitas delas não tenham uma ligação real com os seus antepassados. De facto, alguns alunos vivem separados das famílias, por vezes dos próprios pais e, sobretudo, dos avós. Algumas crianças podem mostrar saudades dos membros mais velhos da família ou sentir-se próximas dos idosos que vão conhecendo.

• Reflectir sobre a própria identidade: Sei de onde venho (por ex., árvore genealógica, desenho da família ou pesquisa sobre os antepassados) (facultativo).

• Reflectir sobre o próprio futuro: Sei para onde vou. Os alunos assinalam ou desenham, numa linha temporal, os acontecimentos mais importantes das suas vidas, desde o nascimento até à idade actual, imaginando depois quais serão os acontecimentos mais importantes do seu futuro: ensino, ocasiões especiais em família, passatempos, esperança de longevidade (facultativo) • Reflectir sobre actividades partilhadas: O que podemos fazer em conjunto (por ex., uma conversa sobre os avós dos alunos ou sobre idosos que estes conheçam. A conversa pode centrar-se naquilo que gostariam de aprender com os idosos e poderiam fazer em conjunto)? (facultativo). • Reflectir sobre si próprio e sobre os outros: Aprender a apresentar-se durante a visita dos idosos (facultativo). • Aprender sobre os convidados: O que gostaríamos de saber sobre os idosos que nos vêm visitar (por ex., elaborar um questionário para saber mais sobre os idosos, as suas paixões, passatempos, antigas profissões, famílias, como era a escola antigamente e como é agora, etc.)? (recomendado) 1/4

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

Acções de reflexão anteriores à visita dos idosos

2

COMO PREPARAR O PROJECTO ENTRE GERAÇÕES

gene

Seleccionar idosos para o projecto generations@school Os professores poderão preparar os seus projectos generations@school em colaboração com lares de idosos, associações de reformados, idosos a título individual ou mesmo com os avós dos alunos. A escolha dependerá das actividades que pretendam realizar.

ra tio

n

ch s@s

o ol

Caso optem por um lar, um condomínio residencial ou um clube para idosos, este deve encontrar-se na proximidade da escola. Os professores devem entrar em contacto com o director ou o responsável para definir em conjunto o programa da visita dos idosos à escola. Caso optem por uma associação ou por idosos a título individual, os professores devem informar-se previamente sobre as suas actividades, de modo a assegurar que se enquadram no projecto.

Actividades na sala de aula: redigir o convite a enviar aos idosos Objectivo Convencê-los a participar

Público-alvo Idosos

Formato escrito Cartas de convite

Primeira fase: projecto • O projecto generations@school e o dia de participação dos idosos são apresentados aos alunos. • É-lhes pedido para apresentar ideias de cartões de convite com base em cartões que já conheçam (por ex., convite para uma festa de aniversário). • Os professores tomam nota de todas as propostas para a criação do convite. Serão os alunos a decidir as ideias a adoptar.

Segunda fase: texto • Os professores relembram aos alunos as ideias que serão transmitidas no convite. Com essas ideias em mente, os alunos escolhem uma ilustração adequada a partir de um conjunto de imagens apresentado pelos professores. • Em grupos de três, tentam compor os vários elementos. As diferentes composições obtidas serão apresentadas a toda a turma e discutidas. Devem ser explicados os critérios para uma boa composição.

Terceira fase: composição

2/4

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

• Os alunos decidem a ordem pela qual os elementos informativos são inseridos no convite e sugerem aos professores uma possível composição do texto e das imagens. • Este trabalho pode ser feito por escrito ou por computador.

2

COMO PREPARAR O PROJECTO ENTRE GERAÇÕES

gene

ra tio

n

ch s@s

o ol

Modelo de carta redigida pelos alunos

Joana Carvalho Professora Tel. Estimados membros da Associação de Reformados

10 de Abril de 2012

,

Os alunos da nossa escola estão a desenvolver um projecto chamado generations@ school. Trata-se de um projecto europeu que nos permitirá entrar em contacto com outras escolas e trocar informações sobre as actividades realizadas nas aulas. Aceitariam participar no nosso projecto? O objectivo é organizar um debate com idosos na sala de aula e, por isso, gostaríamos de vos convidar a visitar a nossa escola e conversar connosco. Já reunimos algumas perguntas para vos colocar e, se assim quiserem, também podem pensar em questões a que gostariam que respondêssemos. Pretendemos saber o que significa envelhecer e, por outro lado, quais são as vossas actividades preferidas, o que gostam de fazer, etc. Gostaríamos também de ouvir como foi a vossa infância e como vêem as diferenças entre a vida do passado e do presente. Por exemplo, se tiverem fotografias da vossa infância, brinquedos ou objectos de que gostem particularmente, jogos ou canções que contem a vossa história e nos ensinem sobre o passado, seria óptimo se os trouxessem. Dessa forma, poderíamos descobrir uma época diferente da nossa. Caso necessitem de mais informações ou pretendam encontrar-se connosco, devem entrar em contacto com o(a) nosso(a) professor(a)/escola para marcar uma data e hora que vos convenha. Se decidirem vir, podemos todos beber um chá.

Obrigado! Com os melhores cumprimentos, Turma do 5.º-A Escola , 3/4

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

Têm disponibilidade na semana entre 23 e 27 deste mês?

Preparar os idosos para a participação na aula Quando entrarem em contacto com os idosos, os professores devem explicar-lhes que os diálogos na sala de aula consistem em debates livres onde o que conta é o intercâmbio propriamente dito. Os convidados do projecto generations@school devem estar preparados para falar do seu passado e presente de um modo informal e descontraído. Os professores estarão sempre por perto para orientar o diálogo. Antes de mais, os professores devem explicar aos idosos como pretendem levar a cabo a sessão, o que é esperado da sua participação e em torno de que tema girará o diálogo. O que significa envelhecer? O que podemos aprender uns com os outros? O que podemos fazer em conjunto? Os professores podem pedir aos idosos convidados para trazer fotografias da sua infância e das escolas que

gene

ra tio

n

ch s@s

o ol

Aspectos a ter em conta Recomenda-se a criação de crachás com os nomes dos alunos para facilitar a comunicação entre todos os participantes.

frequentaram, bem como fotografias recentes das actividades que mais gostam de fazer, dos seus trabalhos e profissões, dos seus alimentos preferidos, dos seus passatempos e de aspectos da vida actual sobre os quais gostariam de conversar com os alunos. Estes materiais ajudarão a quebrar o gelo e a iniciar o diálogo entre os alunos e os idosos.

Carole Gadget, especialista em projetos intergeneracionais: Presidente da Associação Ensemble Demain (www.ensembledemain.com), Gestora de Projeto em «Intergenerational Approaches», Académie de Paris e Oficial de Estudos no Ministério da Educação em França.

4/4

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

2

COMO PREPARAR O PROJECTO ENTRE GERAÇÕES