1
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES GERAÇÕES NA SALA DE AULA
l
hl o cs
gene
@s
s@ n
ns o i t a r io gene r a t
o cho
2012 foi designado Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações pela União Europeia. O objectivo deste Ano Europeu é sensibilizar para a contribuição dos idosos para a sociedade e permitir que tenham um papel activo e se mantenham saudáveis e em forma.
Promover os laços entre gerações na escola O Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações pretende também incentivar os decisores políticos e os principais intervenientes a todos os níveis para que actuem no intuito de facilitar o envelhecimento activo e reforçar a solidariedade entre gerações. Desde 2009, celebra-se, a 29 de Abril, o Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações. Projecto generations@school: No âmbito do Ano Europeu 2012, gostaríamos que o Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações 2012 fosse dedicado a reunir alunos e idosos num debate sobre o que significa envelhecer, bem como a pensar em formas como os jovens e os menos jovens podem contribuir mutuamente para uma vida melhor. Durante a semana de 29 de Abril, no contexto do projecto generations@school, inserido no Ano Europeu 2012, todas as escolas da Europa estão convidadas a abrir as portas das suas salas de aula aos idosos e a reflectir sobre a importância do diálogo entre gerações para a educação dos seus alunos.
Com as actividades entre gerações na escola, os idosos podem desempenhar um papel activo. Recuperam o seu estatuto graças à participação na vida activa e à integração em projectos cívicos e culturais e sentem-se valorizados quando estão em contacto com jovens. Partilham histórias do seu quotidiano com os mais novos, fomentando uma melhor coexistência entre as gerações na sociedade.
Qual a finalidade de um projecto entre gerações na escola? • O restabelecimento dos laços entre gerações permite promover a compreensão e o respeito entre pessoas de todas as idades. • Pode contribuir para o desenvolvimento de competências individuais para uma sociedade mais integradora. • A promoção do diálogo entre gerações estimula a colaboração conjunta, permitindo que as gerações aprendam umas com as outras. • O intercâmbio entre gerações reforça a solidariedade, a cidadania activa, o desenvolvimento pessoal e a qualidade do ensino.
1/2
http://europa.eu/active-ageing-2012
© European Commission, 2012.
A organização de um intercâmbio entre gerações nas escolas permitirá reforçar a percepção dos alunos sobre o envelhecimento. Ao abrir as portas da escola a idosos que desejam participar plenamente na vida em sociedade, desenvolver-se profissionalmente e partilhar histórias sobre as suas vidas, estaremos a formar ideias positivas e motivadoras sobre as etapas futuras da vida.
© P.A.U. Education / Col.legi Miró, Barcelona
Incentivar o diálogo entre alunos e idosos
gene
ra tio
n
ch s@s
o ol
Dimensão educativa do projecto generations@school
tempo pessoal e diferentes épocas históricas e sociais é uma forma de compreender o que significa crescer e envelhecer, bem como de aprofundar os conceitos de juventude e velhice.
Viver em união
Construir uma identidade própria
Quando entram em contacto com idosos, as crianças desenvolvem um sentido de responsabilidade, generosidade e solidariedade, tornando-se também mais tolerantes. Ao aplicar os conceitos de aprendizagem partilhada e de experimentação colectiva, aprendem o significado de entreajuda e respeito mútuo. Além disso, os alunos adquirem competências sociais e cívicas.
Graças à transmissão da memória, os jovens podem também herdar a história dos idosos e, assim, construir uma melhor identidade individual. Ao estabelecer a relação entre memória e história enquanto testemunhas da longevidade da vida, os idosos transmitem aos jovens uma dimensão do passado e do futuro.
Maior participação dos alunos
A experiência nas escolas demonstra que o trabalho entre gerações facilita o comando da língua falada e escrita. Os professores notaram uma melhoria qualitativa, tanto em termos da capacidade linguística como da facilidade de leitura dos alunos. Motivados pela colaboração com os idosos, os jovens gostam de escrever sobre essa experiência, bem como de trocar cartas e e-mails ou até conversar com os idosos através do Skype. Estes, por sua vez, sentem-se motivados a explorar novas formas de comunicação através das TIC! Os alunos desenvolvem competências de comunicação, execução e documentação para apresentar os resultados dos diálogos.
Os laços mútuos e a descoberta entre jovens e idosos têm um efeito positivo nas atitudes perante a escola, tanto a nível do comportamento como da motivação dos alunos. As suas capacidades de trabalho em grupo são reforçadas.
Compreender o curso da história Quando, na escola, os alunos são sensibilizados para as diferentes etapas da vida e para as realidades da velhice, adquirem uma melhor noção do tempo e criam pontos de referência específicos que lhes permitem compreender o tempo e a história. Esta associação entre o
Comando da língua
Carole Gadget, especialista em projetos intergeneracionais: Presidente da Associação Ensemble Demain (www.ensembledemain.com), Gestora de Projeto em «Intergenerational Approaches», Académie de Paris e Oficial de Estudos no Ministério da Educação em França.
2/2
http://europa.eu/active-ageing-2012
© European Commission, 2012.
1
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES GERAÇÕES NA SALA DE AULA