Resource 3 PT

Report 0 Downloads 108 Views
3

COMO LEVAR A CABO A SESSÃO NA SALA DE AULA

l

hl o cs

gene

@s

s@ n

ns o i t a r io gene r a t

o cho

É possível recriar verdadeiros laços entre gerações mediante a organização de actividades onde crianças e idosos podem aprender e trocar experiências dentro do mesmo espaço.

Visitas de idosos com duração de uma hora

Objectivos gerais A integração de uma abordagem entre gerações nas actividades lectivas permite trabalhar em várias áreas de conhecimento e competência.

Objectivos do encontro generations@school Os professores devem definir um programa muito claro para as visitas dos idosos à escola, contendo objectivos educativos específicos para um diálogo de uma hora. Se o projecto for mais ambicioso e incluir outras actividades para além da recepção de idosos no Dia Europeu, pode ser necessário acompanhar o progresso e avaliar cada uma dessas actividades após a sua conclusão.

• Competências sociais e cívicas: reforçar a solidariedade entre gerações e combater o comportamento anti-social e a violência na escola através da participação cívica.

© P.A.U. Education / Col.legi Miró, Barcelona

• Competências de comunicação e informação: abrir oportunidades de comunicação reais, novas e raras a pessoas exteriores à escola (idosos). Utilização de vários meios de comunicação (fotografias) e TIC (página Web para partilha de resultados). Projectos de cooperação com outros países. • Desenvolvimento de uma cultura humanista: através de um encontro na escola ou na cidade com outras gerações, os alunos aprendem a situar-se no tempo através da comparação entre experiências passadas e presentes. A descoberta de outros lugares e de outros espaços permite-lhes explorar o seu meio e apropriarse dele. • Realização de acções de carácter artístico, estético ou expressivo: os alunos aprendem a criar e realizar workshops e exposições em colaboração com outros parceiros.

Não se esqueça de fazer um registo fotográfico do encontro. O material produzido (desenhos, questionários, álbuns, etc.) funcionará não só para documentar o momento de diálogo entre gerações, mas também para partilhar informações sobre as actividades realizadas na sua escola com outras escolas europeias e participar no concurso generations@school.

1/5

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

Aspectos a ter em conta

3

COMO LEVAR A CABO A SESSÃO NA SALA DE AULA

gene

ra tio

n

ch s@s

o ol

Objectivos específicos 1 Aprender a descrever experiências pessoais e a observação social oralmente e por escrito. 2 Aprender a trabalhar em grupo. 3 Entender a História como um processo vivo e contínuo. 4 Aprender a elaborar e documentar os resultados de um intercâmbio entre gerações. 5 Falar (livremente e com agrado) sobre os conceitos de envelhecimento activo e solidariedade entre gerações. 6 Expressar as percepções dos alunos sobre os idosos e vice-versa. 7 Criar uma obra (desenho/texto) que demonstre a importância dos laços entre gerações para a construção conjunta de uma sociedade onde a coexistência seja mais valorizada.

Considerações práticas

2/5

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

• Se a escola for visitada por um grupo até cinco idosos: é dada preferência a uma sessão onde os idosos fiquem sentados em cadeiras confortáveis de frente para os alunos, junto ao quadro. • Se a escola for visitada por um grupo entre 6 e 12 idosos: dê instruções gerais aos idosos, que depois trabalharão em grupos formados de acordo com o número de alunos da turma.

3

COMO LEVAR A CABO A SESSÃO NA SALA DE AULA

gene

ra tio

Desenrolar da sessão

n

ch s@s

o ol

(uma hora)

Introdução

(10 min.)

• Os alunos podem iniciar a sessão com uma canção de boas-vindas, uma canção infantil ou um poema. • Para se conhecerem melhor, os alunos e os idosos apresentam-se um a um, indicando o nome, o apelido e a idade. • Se algum dos idosos for familiar de um dos alunos, pode ser o aluno a apresentá-lo. • Os professores introduzem o tema de conversa e pedem aos alunos para formarem grupos aos quais se juntarão os idosos.

Diálogo em grupo

(30 min.)

Algumas das actividades sugeridas mais adiante podem ser planeadas sob a forma de grupos temáticos, compostos por quatro a cinco alunos e um ou mais idosos, aos quais é atribuído um período de tempo específico. Todos os idosos devem participar nos diferentes grupos. Mesmo que se fale do passado, é importante saber como é a vida diária e assegurar a criação de projectos partilhados por jovens e idosos para promover o envelhecimento activo e a solidariedade entre gerações. O diálogo pode basear-se num questionário previamente elaborado pelos alunos (ver recurso 2). Por outro lado, os idosos podem recorrer aos seus álbuns de fotografias para ilustrar os conceitos de crescer e envelhecer, bem como utilizar os questionários, que poderão ser lidos em voz alta para toda a turma. Esta pode ser uma forma de iniciar o debate. Sugerimos que sejam colocadas as seguintes perguntas para facilitar o diálogo entre os alunos e os idosos:

Abordar os conceitos de crescer e envelhecer

© P.A.U. Education / Col.legi Miró, Barcelona

• Qual a diferença entre uma criança e um adulto? • Como reconhecemos um jovem? E um idoso (referir o rosto, as alterações no corpo, etc.)? • O que gostam de fazer as crianças? E os idosos? O que podem fazer em conjunto? • Que tipo de coisas podem os idosos fazer muito bem? • Que actividades são preferidas por todos? Quais as refeições de eleição? O que é que não gostam de comer? Quais as cores e os jogos favoritos? E assim em diante. Quanto aos idosos, podem comparar o passado e o presente. • O que sonhavam fazer os idosos quando eram crianças? O que é que as crianças sonham ser quando crescerem?

• Como é que os idosos e as crianças vivem o dia-a-dia? O que têm facilidade e dificuldade em fazer? Vivem alegrias e problemas comuns? • O que é que os idosos podem fazer e as crianças não podem fazer? • O que pode acontecer a uma pessoa muito idosa? • Como podemos ajudar um idoso na rua? • Como é que os idosos podem ajudar as crianças? • Que tipo de actividades gostariam de realizar com idosos?

3/5

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

Abordar os conceitos de respeito, independência, deficiência, doença, entreajuda e solidariedade

3

COMO LEVAR A CABO A SESSÃO NA SALA DE AULA

gene

ra tio

n

ch s@s

o ol

Abordar o conceito de linha da vida No âmbito das visitas dos idosos, os professores podem preparar uma linha temporal onde o tempo se transforma em história em função das datas de nascimento dos idosos, distinguindo o passado, o presente e o futuro. • A escola funcionava da mesma forma quando os idosos eram crianças? Deve ser feita referência a temas como a comunicação, transportes, passatempos, escola, habitação, valores, etc. • Os alunos podem falar sobre as linhas da vida que criaram previamente (ver recurso 2), sobretudo sobre a percepção do seu próprio futuro. Ao falarem com idosos sobre a forma como imaginam acontecimentos importantes do seu futuro (ensino, ocasiões especiais em família, passatempos, esperança de longevidade, etc.), os alunos sairão muito mais enriquecidos.

Síntese

(10 min.)

Os alunos fazem um resumo dos assuntos discutidos com os idosos e reúnem as suas conclusões.

Conclusão

(10 min.)

As conclusões retiradas dos diálogos realizados na sala de aula para o projecto generations@school contribuirão para: 1 Realçar uma noção optimista das futuras etapas da vida. 2 Reforçar percepções positivas dos alunos sobre o envelhecimento. 3 Reforçar a ideia de necessidade de solidariedade entre gerações. Dependendo das linhas de orientação do debate e do tempo disponível, a sessão pode ser concluída com uma actividade colectiva: um chá, um jogo, trabalhos manuais (a actividade deve ser escolhida em conjunto com os idosos). Exemplos de frases para concluir a actividade em conjunto (alunos/idosos): Sou demasiado pequeno para... / sou suficientemente crescido para... / sou demasiado crescido para... / sou demasiado velho para... / sou demasiado novo para... A sessão pode ser encerrada com um agradecimento geral aos idosos pela sua participação.

uc ation / Co

l.legi Miró,

Barcelona

© P. A .U.

Educ a t

ion

e gi / C ol.l

Mir ó

, Ba

r ce

lon

a

4/5

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

© P.A .U. Ed

3

COMO LEVAR A CABO A SESSÃO NA SALA DE AULA

gene

ra tio

n

ch s@s

o ol

Trabalho final: resultados do projecto generations@school Os alunos devem fazer um desenho ou escrever um texto sobre as impressões acerca dos idosos com quem conversaram. Tanto esta como a fase anterior podem ser realizadas com os idosos ou numa sessão posterior na sala de aula. As fotografias do encontro serão partilhadas com outras escolas europeias no grupo generations@school no Panoramio. O recurso «Aderir ao grupo generations@school no Panoramio» contém as instruções necessárias para a partilha dos resultados. Ao partilhar as suas conclusões, a escola estará também a participar no concurso generations@school, habilitando-se ao prémio de melhor iniciativa de diálogo entre gerações do seu país!

Actividades adicionais após a visita

• F azer um relatório da visita dos idosos à escola. • D  esenhar uma criança, um jovem adulto, uma pessoa de meia-idade ou um idoso e atribuir uma idade a cada uma das pessoas desenhadas. • D  esenhar o que se aprendeu com as histórias dos idosos.

• C ompletar as seguintes frases: – «Crescer significa...», «envelhecer significa...». – Até que idade as pessoas podem praticar desporto? Usar um computador? Casar-se? Vencer um importante torneio de ténis como Wimbledon ou Roland-Garros? Exercer uma actividade política? ... • Após a visita dos idosos, a escola pode organizar concursos de desenho, poesia, cartoons e histórias sobre os temas debatidos.

Carole Gadget, especialista em projetos intergeneracionais: Presidente da Associação Ensemble Demain (www.ensembledemain.com), Gestora de Projeto em «Intergenerational Approaches», Académie de Paris e Oficial de Estudos no Ministério da Educação em França.

5/5

http://europa.eu/active-ageing-2012

© European Commission, 2012.

Para quem quiser ir um pouco mais além, apresentamos alguns exemplos de actividades: